terça-feira, 19 de abril de 2016

Teóricos da Autogestão: Nildo Viana



NILDO VIANA: TEÓRICO DA AUTOGESTÃO



BREVE BIOGRAFIA

Nildo Viana nasceu em Goiânia (Goiás, Brasil), no dia 6 de maio de 1965. Oriundo de família das classes desprivilegiadas, não conseguiu terminar  regularmente o ensino fundamental e não entrou no ensino médio regular, tendo feito o antigo supletivo do "segundo grau" (nome anterior para “ensino médio"), em 1987, ano em que prestou vestibular e adentrou na Universidade Federal de Goiás no ano seguinte, no curso de Ciências Sociais. Terminou o curso de Ciências Sociais e fez especialização e mestrado  em Filosofia e depois mestrado e doutorado em Sociologia. Foi professor em diversas universidades e atualmente é professor na Universidade Federal de Goiás.

Iniciou suas reflexões como autodidata, antes de entrar na universidade, e depois se dedicou ao estudo das ciências sociais e, simultaneamente, autonomamente, de Marx, marxismo, psicanálise, anarquismo, comunismo de conselhos, Rosa Luxemburgo, Karl Korsch, Erich Fromm, Daniel Guérin, Anton Pannekoek, entre outros temas. Aprofundou, posteriormente, a pesquisa nesses temas e na história do marxismo, comunismo de conselhos, entre diversas outras questões. Além de produção teórica também produziu alguns contos, letras de músicas e histórias em quadrinhos.

Em 1988 iniciou sua militância no Movimento Estudantil e no grupo político que seria um dos fundadores, hoje denominado Movimento Autogestionário (MOVAUT). A partir de inspiração no pensamento de Marx, Karl Korsch e comunismo de conselhos em geral (Pannekoek, Gorter, Rühle, Mattick) e demais marxistas resilientes, bem como da psicanálise e, em menor grau, uma grande diversidade de autores e teorias, buscou sintetizar uma concepção da sociedade capitalista contemporânea (expressa na teoria dos regimes de acumulação), analisando tanto o modo de produção capitalista quanto as formas sociais (cultura, ideologias, valores, representações cotidianas, etc.) e as possibilidades e tendências de transformação social. O seu pensamento é anticapitalista e, por conseguinte, antiestatista, antipartidário (incluindo social-democracia e bolchevismo), e autogestionário, ao defender a autogestão coletiva generalizada como a base e essência da nova sociedade que deve substituir o capitalismo.

Em 1997 publicou seu primeiro livro, A Consciência da História (Goiânia: Edições Combate, 1997) e no ano seguinte sua segunda obra Escritos Metodológicos de Marx (Goiânia: Edições Germinal, 1998). A partir de então iniciou uma ampla produção intelectual, contando com centenas de artigos, diversos textos e mais de 40 livros. Cabe destaque ao seus livros Universo Psíquico e Reprodução do Capital – Ensaios Freudo-Marxistas (São Paulo: Escuta, 2008); O Capitalismo na Era da Acumulação Integral (São Paulo: Ideias e Letras, 2009); A Pesquisa em Representações Cotidianas (Lisboa: Chiado, 2015); Os Valores na Sociedade Moderna (Brasília: Thesaurus, 2008); A Esfera Artística (Porto Alegre: Zouk, 2007); O Que são Partidos Políticos (Goiânia: Edições Germinal, 2003, 2ª edição, Brasília: Kíron, 2014), entre outros.

PRINCIPAIS OBRAS AUTOGESTIONÁRIAS

O conjunto das obras de Nildo Viana possui um caráter autogestionário. Alguns tratam da crítica do capitalismo e das instituições burguesas, tal como Estado, Democracia e Cidadania (Rio de Janeiro: Achiamé, 2003; 2ª edição, Rio de Janeiro: Rizoma, 2015), enquanto que outras realizam uma análise crítica das ideologias, como Cérebro e Ideologia – Uma crítica do Determinismo Cerebral (Jundiaí: Paco, 2011). No entanto, algumas obras abordam diretamente a questão da autogestão e do projeto autogestionário. Nesse caso há uma diversidade de artigos e alguns livros. Dentre estes é possível destacar “O Manifesto Autogestionário” (Rio de Janeiro: Achiamé, 2008; 2ª edição, Rio de Janeiro: Rizoma, 2015), obra de síntese do projeto autogestionário; “Da Sociedade que Temos à Sociedade que Queremos” (Florianópolis: Bookess, 2012); “Rosa Luxemburgo e a Autogestão Social” (Rio de Janeiro: Rizoma, 2014); “A Questão da Organização Revolucionária” (Rio de Janeiro: Rizoma, 2014), entre outros e diversos artigos a respeito.

LINKS PARA LIVROS E ARTIGOS AUTOGESTIONÁRIOS

VIANA, Nildo. Manifesto Autogestionário. Várias edições.
VIANA, Nildo. Autogestão e Ideologia.

Veja também: Leitura recomendada e Textos, para mais indicações bibliográficas de/sobre Nildo Viana e a autogestão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário